Acabei de ler esse livro e recomendo. Eu fiquei torcendo o tempo todo pela menina e jurando que, se o livro não tivesse um final feliz, ia ser jogado na lixeira (pecado!).
O livro é ótimo! Não deixem a capa ou o título enganá-las! Não é literatura juvenil. É sobre uma menina que emigra para os Estados Unidos e é obrigada a trabalhar numa fábrica para ajudar a mãe a sustentar a casa.
Confiram parte da resenha (peguei no Skoob):
Quando Kimberly Chang e sua mãe, emigrantes de Hong Kong, se estabelecem numa área pobre do Brooklyn, tem início uma árdua dupla jornada para a menina de 11 anos. De dia, ela luta na escola contra o seu quase total desconhecimento do inglês, superando o preconceito do professor e revelando-se uma aluna determinada em aprender. À noite, ao lado da mãe, trabalha duro numa fábrica de tecidos, desafiando a incredulidade de colegas de escola, confiantes de que "trabalho infantil não existe nos Estados Unidos". Dia após dia, Kimberly lida em silêncio com verdades dolorosas e uma vida de privações. Num apartamento imundo, frio e infestado de ratos, a menina encara um futuro incerto, cujo peso recai sobre seus ombros, em função da deterioração da saúde de sua mãe.
O livro Garota, traduzida é uma história inspirada na vida da autora, que saiu muito jovem de Hong Kong para viver nos Estados Unidos, mas fala também sobre a trajetória de milhares de imigrantes, capturados entre a pressão para vencerem no Primeiro Mundo, suas obrigações para com a família e seus sonhos particulares.
Por falar em livros, estou sorteando um livro e um presente surpresa (nem eu sei o que é) lá no meu blog. Deem uma espiada clicando aqui.
8 comentários:
Mais pra frente quero ler!
Tô com dois no momento!!! E o pior não comecei a ler nenhum!!!
Bj bonita!
Patty estava agora mesmo navegando pela saraiva e vi este livro confesso que não valorizei pelo título. Vou repensar.
Muita Luz e Paz
Abraços
Já diz o ditado de "não julgar o livro pela capa"... vou botar na minha listinha.
Bjos, Lú.
Já está na minha lista das próximas leituras!
Patty, ja fiquei louca pra ler, parece bem legal.
Onde tu achas livros tao bacanas, mulher? rsrsrs
Beijos!
Patty, conta: foi pro lixo? :P
Li esse livro e passei mal de torcer até o final também!! Eu adorei!
Gostei muito daqui e até mostrei a minha irmã que é pedagoga, um blog com conteúdo, parabéns
Estou seguindo e visite o meu, se gostar me siga
Abraços,
RioSul
Postar um comentário