Amigos e Amigas sempre por aqui:

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

Livro x Cinema

Vou entrar logo no tema do post: se existe um livro, para que realizar um filme? Na maioria das vezes, o filme é sim e vou usar um vocabulário grosseiro, uma avacalhação total da obra.

Eu li 3 volumes do Eragon e comprei o filme toda entusiasmada: não consegui chegar na metade. Logo nas primeiras cenas, eu estava discutindo com a televisão. Acho que acabei jogando o dvd na lareira, sorte que era inverno. 
É isso que eu não entendo. Por que alterar a narrativa? O autor teve tanto trabalho, tantas noites em claro, tudo para que o enredo fechasse, desse certo, tivesse sentido... e algum roteirista babaca chega e muda tudo?! 


Eu tenho uma razão muito forte para não gostar de obras adaptadas para cinema ou televisão. Lembro-me de quando "A Casa da 7 Mulheres" virou minissérie, vocês lembram? Eu comprei o livro, claro. As colegas do trabalho comentavam a minissérie comigo. As moças do livro eram moças de respeito que ficavam em casa bordando, enquanto as colegas do trabalho me falavam de moças que iam fazer coisas nada pudicas, com nenhuma roupa, embaixo de cachoeiras... hum? E quando eu dizia para elas lerem o livro, elas diziam que não era preciso, pois estavam vendo a minissérie, era a mesma coisa!


As pessoas acham que ver o filme ou ver a novela é a mesma coisa que ler o livro. Isso é o que me irrita.
O que eu tenho a ver com isso? A ignorância não é minha, certo?
Ah, sei lá.


Sobre o post da Diacuy, eu tenho a acrescentar que a relação entre cinema e literatura não é nada recente. Há pouco tempo eu descobri (oh!) que "E o Vento Levou" baseou-se em um livro homônimo. Surpresa: o livro é 10 vezes melhor!!! 






Eu li "Água para Elefantes" há alguns anos. Passei por acaso por ele, achei o título esquisito, a capa legal, comprei e gostei. Emprestei para meio mundo. Depois de dois ou três anos, virou filme e a capa mudou. Nojo! Imagino que o filme seja detestável!


"O Diário de Bridget Jones" não é tão ruim, mas com o filme nós perdemos justamente a parte mais engraçada: as anotações no diário. Elas ficam num cantinho da tela. Prefiro ler os livros, aliás li 2 vezes cada um. Era o que se fazia antes que o cinema fosse inventado.


E deram para filmar livros do Saramago. Nem vou comentar isso. 


A percepção de um livro é sempre diferente entre as pessoas. Essa é a primeira decepção do filme: eu não imaginei a cidade assim. Essa personagem não era loura, era ruiva. 


O único filme que atendeu às minhas expectativas foi "O Senhos dos Aneis". Sim, todos os três filmes. Os personagens, a narrativa, o cenário, tudo. E sim, eu leio de tudo, já disse isso! Só reclamei porque foram apenas 3 filmes.


Eu não resisto aos filmes baseados nas obras de Jane Austen, creio que tenho todos. E vocês sabem que aquele famoso filme, "Bonequinha de Luxo", é baseado em um livro, certo? Esse eu quero ler, pois eu não entendi ainda o que tem para gostar nesse filme! 


3 comentários:

Pitadasdilu disse...

Parece que o comentário é unânime, todos concordam que o livro é sempre melhor e que as adaptações para filmes são geralmente decepcionantes.
Eu vi o filme "Água para Elefantes" recentemente e gostei demais. Ainda não li o livro, comprei, mas ainda não consegui ler, acho que vou amar, já que gostei do filme.
Bjos, Lú.

Mayara disse...

Patty eu concordo plenamente. Eu odiei Eragon, embora tenha amado os livros e esteja na esperança do próximo. Água para elefantes, que eu não assisti, não deve ser lá mto mesmo, sei lá, não vou com a cara do Robert Pattson. Eu gostei do diárioo de Bridget Jones e adoro séries de época, baseadas em livro ( falando nisso, to preparando uma lembrancinha pra vc, espero q vc já não tenha td rsrsrs) Agotra: eu AMO Bonequinha de luxo e nunca li E o vento Levou, mas como o filme é ótimo, o livro deve ser perfeito!

Nanda disse...

Olá, acabei no seu blog e não resisti em comentar.. Gosto mto de bonequinha de luxo, mas sinceramente, gosto pela atriz, pois adoro a Audrey Hepburn e ela está linda no filme.. e a cena da chuva é linda.. maaaass li o livro essa semana.. e me desanimei pois não senti nada lendo o livro.. tem bastante coisas diferentes do filme..e o final é totalmente diferente.. Bjss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...