Amigos e Amigas sempre por aqui:

sexta-feira, 3 de abril de 2015

Leia Mulheres♥

Sobre o projeto:
A escritora Joanna Walsh propôs fazer de 2014 um ano para discutir a desigualdade de gênero no mundo da literatura e promover um equilíbrio nesse sentido. Por que editamos, publicamos, traduzimos, divulgamos, estudamos, discutimos menos a produção de ficção e de não ficção de mulheres? O que fazer para mudar isso? Ler as obras de escritoras, valorizar outras profissionais mulheres do mundo editorial. - Leia mais aqui: http://leiamulheres2014.tumblr.com/#sthash.AblFy3vK.dpuf


 Só fui conhecer esse projeto agora, achei super interessante e muito bacana. Eu nunca tinha parado para pensar sobre isso, quantas autoras eu li..., fui dar uma pesquisada e constatei que realmente eu li um número muito maior de autores. Por exemplo, em 2014 eu li 25 livros e desses, 6 foram escritos por mulheres, então 24% apenas... é muito pouco né ?!! 
Vi que existem escritoras que eu nunca tinha ouvido falar, e acho que é muito significativa essa iniciativa, pois realmente vemos essa desigualdade constante em vários aspectos da vida da mulher, mas nunca tinha pensado na literatura.

Alguns livros que tenho aqui e ainda não li :
-O cérebro nosso de cada dia- Suzana Herculano
-O Pintassilgo- Donna Tartt
-Melhor que comprar sapatos- Cristiane Cardoso
-Decifrando o Economês- Maura Montella
-A Pousada Rose Harbor- Debbie Macomber
-A Linguagem das Flores- Vanessa Diffenbuch
-Silêncio- Becca Fitzpatrick
-Ladrão de Almas- Alma Katsu
-Pollyanna- Eleanor H.Porter 
-Heidi- Johanna Spyri
-Clarisse na Cabeceira- Clarisse Lispector 

Vou tentar ler durante o ano, se não conseguir todos pelo menos alguns. 
E vocês Meninas, já pensaram nisso ? Vocês costumam ler mais autoras ou autores ? Qual a visão de vocês sobre essa questão da desigualdade na literatura ?
Bjos,
 

3 comentários:

Adelaide Araçai disse...

Oi Lu! Adorei a idéia vou fazer um "levantamento" na pilha de livros que estão me esperando.

Tenha uma ótima semana
Muita Luz e Paz
Abraços

Pepa disse...

Oi Luciana, é a Vi, acho que nesse quesito sou relaxada, não observo muito se é escritor ou escritora, se eu gostar muito do que eu li, ai sim vou atras, como no caso da Jane Austen.
Achei interessante a questão, mas acho que ela não fica restrita na literatura, mas em outros setores.
Muitos beijos,Vi

msgteresa disse...

Querida amiga, realmente confesso que ainda não havia pensado muito sobre este assunto, mas penso que assim como em outras atividades humanas, há um crescimento notável no mundo literário com os livros de autores femininos. Vejo isso nas prateleiras das livrarias e nas minhas "pilhas" de livros também...(Rs...) Com isso, até me lembrei daquele tempo em que as mulheres escritoras precisavam usar um nome "masculino" para poderem ter suas obras editadas...Ainda bem que os tempos mudaram e mais e mais autoras estão sendo premiadas e vendo seus trabalhos literários reconhecidos...Um verdadeiro avanço se pensarmos que à algumas décadas atrás tudo era bem mais difícil. Mas é certo que ainda há muito caminho pela frente e que ainda há muitas novas estórias para serem contadas, até que haja um maior equilíbrio entre as obras literárias masculinas e femininas...Um dos grandes desafios para a alma escritora feminina!
E dessa tua lista de livros, apenas já li "Heidi" (há muitos anos atrás!), "Melhor que comprar sapatos" e "A linguagem das flores" (que gostei muito!).
Beijos das flores daqui e lindas leituras pra ti!!!
Teresa

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...