Amigos e Amigas sempre por aqui:

domingo, 2 de setembro de 2012

Livro que estou lendo - Teresa

Olá,queridas Meninas!!!
     
       Depois de tanto brigar com a internet difícil desses dias, consegui passar por aqui pra responder ao "Desafio" da Patty sobre os livros que estamos lendo.
      Bom, no meu caso, trago aqui o livro que "estava lendo"  (Rs...) ,pois acabei de ler exatamente nesta sexta-feira passada, o belo e clássico livro da literatura inglesa, "Persuasão" de Jane Austen!


     Livro delicioso para os amantes de uma boa leitura, "Persuasão" é um livro leve, tranquilo de ler e repleto daquela atmosfera romântica antiga... Ele começa despretencioso, contando a estória de uma família de nobres falida, para nos levar delicadamente ao lindo romance, de fortes emoções represadas, entre seus protagonistas: A doce Anne Elliot  e  seu amado e corajoso capitão Wentworth.
     E como se estivéssemos navegando num rio suave, entre paisagens de campo tipicamente inglesa, vamos descobrindo aos poucos essa linda estória de amor, interrompida por "palpites alheios" e o tolo orgulho humano.  Mas para o nosso encanto, no decorrer do tempo, descobrimos que esse antigo amor interrompido pelo "destino",ou podemos dizer, pelas circunstâncias daquela época (início de 1800), nunca deixou de existir!
     Posso dizer que gostei muito deste livro, embora tenha sido o primeiro que li da Jane Austen. Engraçado que eu já havia visto vários filmes e mini´séries baseadas nas obras desta famosa autora, e o "Persuasão" foi a minha "descoberta" da escrita da Jane Austen... Na verdade, comprei no ano passado, outro livro da autora, na certa o seu mais famoso,"Orgulho e Preconceito", mas como é no original,em inglês, estou esperando o momento certo  para começar a ler.
     Recomendo muito para todos aqueles que gostam de literatura de épocas mais antigas, e também para aqueles que têm o coração romântico... Para estes, o "Persuasão", será sempre uma doce viagem à uma época distante, em que o romantismo ainda nos faz sonhar com heroínas delicadas e seus corajosos e bravos "capitães"...

 
       Como este livro se desenrola sobre os aspectos da condição feminina daquele tempo, trago esta pequena passagem pra vocês, durante a qual a protagonista "Anne" reflete sobre a força dos sentimentos entre homens e mulheres de sua época:

  "O capitão Harville sorriu, como se quizesse dizer  " Diz isso do seu sexo?"  E ela respondeu, sorrindo também:  " Digo. Nós certamente não vos esquecemos tão depressa como vocês nos esquecem. Isso é talvez o nosso destino, e não o nosso mérito. Não conseguimos evitá-lo. Nós vivemos em casa, sossegadas, confinadas, e os nossos sentimentos perseguem-nos. Os homens são obrigados a terem uma atividade. Têm sempre uma profissão,interesses, negócios de um tipo ou de outro, para os levar imediatamente de volta para o mundo, e a ocupação  e a alteração constantes depressa diminuem qualquer depressão."     ( livro "Persuasão" - Cap 23 - pag 127 )

        Como curiosidade, acrescento que este foi o último livro escrito pela Jane, e ela faleceu antes mesmo de vê-lo publicado... Uma pena!


        Hoje repasso este adorável "Desafio"  para a querida  Lena !

         E  espero que muitas de vocês tenham gostado de mais esta sugestão de leitura, e possam também um dia, se deliciar e se encantar com os belos romances de Jane Austen!

                                Beijo grande para todas e uma linda e inspirada semana!!!!!
                                                         Teresa

7 comentários:

Patty disse...

Que lindo e caprichado post, Teresa! Eu ainda não li Persuasão. Recentemente eu recomprei toda a minha coleção da Jane Austen, para que ela fique toda igual:) Claro, eu tenho alguns volumes em inglês, outros em português, uns lá, outros aqui, uma bagunça, mas ao mesmo tempo eu tenho os 6 volumes básicos iguais, em uma prateleira só, bem organizadinhos.
Eu penso que só com esse parágrafo que vc mencionou nós poderíamos discutir por longas horas, se desejássemos atualizar o assunto para o século XXI! Já estou tendo umas ideias.
Vou dizer para a Cíntia vir aqui.
Bjs.

Pitadasdilu disse...

Oi Teresa! Ainda não assisti o filme, nem li nenhum livro dela, mas quero muito, pois com certeza vou gostar. Vai ficar na minha listinha de livros que tenho que ler.
Bjos, Lú.

Anônimo disse...

oLA, MENINAS!!!

Vim aqui pra fazer um convite, queridas!! gostaria muito de contar com a suas participações do sorteio que vai acontecer lah no meu blog, pra mim sera de fundamental importancia a sua participação. Desde jah lhes agradeço e desejo BOA SORTE!
bjoquinhas!!

http://ninedudinha.blogspot.com.br/2012/09/bom-dia-minhas-amoras-queridas-hj-o-dia.html#comment-form

lenalima disse...

Tereza , ainda não li , mas com certeza vou amar!
bjs

Cristin disse...

A Patty me apresentou Jane Austen!!!
Já assisti Persuasão que ela me emprestou e Fiquei apaixonada! Ainda vou ver os outros.

Bj bonita

Natália Guimarães disse...

Ainda não li, e não me lembro se já vi o filme. Memória fraca...
Beijo

Cíntia disse...

Eu adorei seu post Teresa e fiquei um pouco entusiasmada a ler, quem sabe!
Muito bom o parágrafo que vc colocou, dá para sentir um gostinho da escrita romântica da autora.Bjss

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...